Quase todo mundo conhece alguém que já passou por um relacionamento abusivo. Mesmo nos dias de hoje em que temos toda a facilidade de comunicação, viabilidade de informações etc. Sempre é muito comum que essas pessoas fiquem presas à essas relações de modo que não conseguem se desvencilhar. Relacionamento tóxico pode ser abreviado como um excessivo controle do parceiro(a).

E por que isso acontece tanto? Não é óbvio identificar que está em um relacionamento ruim? Bem, a resposta bem provável que já saibam. Não. Qualquer tipo de relação é muito diferente quando nosso ponto de vista é de fora. Ficar atento aos sinais, buscar ajuda pode ser o primeiro passo para se libertar. Alguns sinais podem ser muito sutis que nem reparamos. Outras vezes, vai crescendo de forma tão devagar que nem conseguimos perceber a proporção do problema. Por isso, separamos seis sinais que pode te ajudar a identificar alguns sinais:

  1. Ele(a) vive te criticando?
  2. Você sempre está se desculpando dentro de uma discussão na qual nem sempre você está errado(a)?
  3. Te diminui na presença de outras pessoas.
  4. Sempre há algo errado com você.
  5. Tem ciúmes de você seja com familiares ou amigos.
  6. Faz você sentir que ninguém vai querer você além dele(a) que na verdade é uma grande sorte tê-lo (a) ao lado, caso contrário ficaria para sempre sozinho(a).

Como se libertar?

Se livrar de um tipo de relacionamento abusivo muitas vezes pode não ser fácil. Um convívio deve nos remeter a amor, cuidado, reciprocidade. Em momento nenhum ” diminuir” ou controlar .Veja bem, existe uma grande diferença em relação a consenso, diálogo, sacrifícios ou até mesmo divergências que são absolutamente normais em qualquer relacionamento saudável. Se anular jamais deve ser a opção a ser escolhida. O amor próprio é uma tarefa e um desafio que deve ser sempre estimulado. Procure ajuda de um amigo ou familiar próximo. Se você tem condições procure um profissional que pode te ajudar a superar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *