Segundo associações de defesa dos direitos da população LGBT, esse ano teremos mais candidaturas de pessoas parte da comunidade nas eleições municipais.

Por um levantamento, a Aliança Nacional LGBTI+ identificou 411 pré-candidatos até o momento, tendo o comparativo de que nas últimas eleições municipais (2016) eram 215 os candidatos LGBT, número esse que veio historicamente crescendo. O TSE não consegue afirmar estatísticas do tipo, pois esses dados não são perguntados no ato da candidatura.

“É importante a representatividade, ter candidatos para defender a saúde, a educação, que vão defender pautas amplas, mas que também sejam uma pessoa LGBT”, diz o presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis. “A pessoa tem que defender temas gerais, mas pensando também em nossas especificidades. Nós temos que sair das páginas policiais, de saúde, de morte, de Aids, e a gente tem que entrar na política. É muito importante que as chamadas minorias tenham representatividade.”, diz ele.

Segundo uma matéria da Uol, a associação também prevê o lançamento de uma plataforma online com as propostas para a população LGBT. O levantamento das candidaturas e as outras iniciativas fazem parte do programa “Voto com Orgulho”, que será lançado nos próximos dias. Do total de 435 pré-candidaturas ligadas à causa LGBT, a maior parte (213 pré-candidatos) disse ser de esquerda, seguidos pelos pré-candidatos que se declararam de centro-esquerda (118), centro (56), direita (15), extrema-esquerda (14), centro-direita (9) e extrema-direita (5). Outros cinco pré-candidatos não informaram a orientação política.

A matéria da Uol, você encontra em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/07/22/eleicoes-de-2020-terao-recorde-de-candidaturas-lgbt-apontam-entidades.htm?cmpid=copiaecola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *